Auriculoterapia

 

Muitos de nós já vimos algum amigo ou parente com alguns “esparadrapos” afixados na orelha. Quando perguntamos sobre o que se trata, temos como resposta: “São sementinhas para equilibrar o corpo” ou “Isso é Acupuntura na orelha”. Mas, afinal, o que são estas “sementinhas” e o que elas nos proporcionam?

Auriculoterapia ou Acupuntura Auricular é uma técnica terapêutica baseada no conceito da Medicina Tradicional Chinesa que trata o ser humano como um todo. São utilizadas agulhas, sementes e esferas no pavilhão auricular com o intuito de diagnosticar, tratar e prevenir doenças instaladas em nosso corpo físico e emocional.

O pavilhão auricular é um dos vários micros sistemas do corpo humano, assim como a palma das mãos e a planta dos pés, onde são encontrados pontos reflexos que representam todos os órgãos e funções do nosso corpo. Estes pontos reflexos se tornam perceptíveis quando a área correspondente apresenta desequilíbrio fisiológico. Baseando-se nisso, o tratamento consiste em localizar no pavilhão auricular pontos que evidenciem desequilíbrios identificados através de alterações, manchas, vascularizações, descamações, descolorações e sensibilidade da área. Após identificá-los, estes pontos serão estimulados através da aplicação de agulhas, sementes de mostarda, esferas ou cristais que permanecerão por 07 dias e serão reaplicadas após este período. Durante as aplicações e tratamento, o cliente poderá sentir algumas reações imediatas ou temporárias, permanentes ou passageiras, tanto na orelha como no corpo, tais como calor, dormência ou dor local, sendo consideradas normais, pois estão estabelecendo o equilíbrio energético e, com isso, proporcionando bem estar e promovendo a saúde.

É uma técnica que apresenta excelentes resultados para o alivio de dores em geral, estresse, ansiedade, depressão, insônia, no tratamento para emagrecimento e também para desintoxicação causada por drogas, álcool e nicotina, sendo contra-indicada apenas em gestantes. Seu efeito é imediato, pois o estimulo do ponto reflexo leva o cérebro a agir sobre os órgãos e suas funções, equilibrando e harmonizando o organismo e eliminando os males ou doenças existentes.

Além da sua eficiência, a Auriculoterapia é vantajosa por ser rápida, teoricamente simples e sem efeitos colaterais. Pode ser associada a outras técnicas terapêuticas, como massagens, por exemplo, que ajudará a potencializar seus efeitos, dinamizando o processo de equilíbrio e harmonização do organismo e ajudando a obter o resultado desejado mais rapidamente.

 

Cristina Andrade

Terapeuta Corporal